Avançar para o conteúdo principal

Fátima...

O meu pensamento hoje volta-se para o Altar do Mundo… Há 91 anos na Cova da Iria, quando o mundo se debatia ainda nas violências e atrocidades da Guerra, 3 crianças pastoreavam os seus rebanhos e brincavam quando uma Senhora “mais brilhante que o Sol” apareceu vinda do céu, trazendo uma mensagem de paz e penitência, recomendando insistentemente aos homens a firmeza da fé e o espírito da oração…

Os apelos à conversão esbatem o “terror” da visão do inferno que aterrorizou os pastorinhos, tendo a Mensageira divina advertido que o “inferno” é para onde vão aqueles que se recusam a converter e a aceitar a Mensagem que o seu divino Filho veio trazer à 2000 anos. Nada acrescentou – à mensagem – apenas frisou a importância da oração. E que tudo podemos alcançar através da oração. O mundo não pode ficar indiferente à mensagem e apelos de Fátima, porque não foi Fátima que se impôs ao mundo, foi o mundo que impôs Fátima.


Será Fátima realmente importante? A esta afirmação apenas digo que a fé move montanhas e que Fátima é um lugar especial onde encontra esperança o coração contrito. Mais, Fátima recebeu a visita de 2 Papas, tendo inclusive Paulo VI agraciado a Senhora de Fátima com a Rosa de Ouro do Vaticano. Por três vezes o Papa João Paulo II visitou Fátima como Peregrino. Não podemos desligar a relação de João Paulo II com Fátima, porque no dia 13 de Maio de 1981, quando estava na Praça de S. Pedro, em Roma, a saudar os fieis foi brutalmente baleado, e «foi uma mão materna a guiar a trajectória da bala, permitindo assim, que o Papa agonizante de detivesse no limiar da morte».


Desde essa hora, o pensamento do Papa voltou-se para Fátima.
E em sinal de profunda gratidão, no Ano Santo de 2000, o Papa volta pela última vez a Fátima e oferece a Nossa Senhora de Fátima um anel, com a efígie de Nossa Senhora e as palavras “Totus Tuus”, que lhe oferecera o Cardeal Stefan Wyszynski (Primaz da Polónia) aquando da Eleição de João Paulo II para a Cadeira de Pedro.


“Mãe da Igreja! Iluminai o Povo de Deus nos caminhos da Fé, da esperança e da caridade! Iluminai de modo especial os povos dos quais Vós esperais a nossa consagração e a nossa entrega.” “Da fome e da guerra, livrai-nos!” “Ajudai-nos com a força do Espírito Santo a vencer todo o pecado: o pecado do homem e o «pecado do mundo», enfim o pecado em todas as suas manifestações” (Consagração do Mundo, João Paulo II, 2000).
Que a Senhora de Fátima nos ajude e guie os nossos caminhos…

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j