Tempos livres

sábado, 27 de dezembro de 2008

S. João, Apóstolo e Evangelista...

Celebramos hoje a Festa de S. João. Este foi o Discípulo amado de Cristo e foi o último dos Apóstolos a morrer. Foi o autor de vários Cartas, do Apocalipse e do quarto Evangelho.

João é o Apóstolo do Amor, porque Deus é Amor e amou-nos de tal forma que nos deu o Seu Filho, Jesus Cristo. Diz-nos Santo Agostinho: «a Vida manifestou-Se na carne, para que, nesta manifestação, aquilo que só o coração podia ver, fosse visto também com os olhos e desta forma sarasse os corações. De facto o Verbo só pode ser visto com o coração, ao passo que a carne pode ser vista também com os olhos corporais. Éramos capazes de ver a carne, mas não éramos capazes de ver o Verbo. Por isso O Verbo Se fez carne que nós podemos ver, para sarar em nós aquilo que nos torna capazes de ver o Verbo.
Nós damos testemunho do Verbo e vos anunciamos a vida eterna, que estava junto do Pai e foi manifestada em nós, isto é, foi manifestada entre nós e, ainda mais claramente, foi-nos manifestada.
Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos. Prestai atenção: Nós vos anunciamos o que vimos e ouvimos. Eles viram o Senhor presente na carne, ouviram as palavras da sua boca e anunciaram-nas a nós. Por isso também nós ouvimos, mas não vimos.» (Santo Agostinho, Sec. V).

Oração:
Deus todo-poderoso e eterno,
que por meio do apóstolo São João
nos revelastes os mistérios do Verbo,
concedei-nos a graça de compreender e amar
as maravilhas que ele nos fez conhecer.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Boas Festas!!!

Sem comentários: