Avançar para o conteúdo principal

Reflexão Quaresmal...

Estamos a caminho da Páscoa e já falta pouco para esse grande acontecimento. Todos os anos a Igreja propõe-nos este tempo de reflexão e conversão do coração para celebrar com alegria a Páscoa do Senhor.

Mas não celebramos somente a Páscoa do Senhor, é também a nossa Páscoa que celebramos. Recordamos a morte e ressurreição de Cristo (segundo a Carne), a Sua passagem da morte para a Vida. Neste acontecimento também está a nossa Páscoa, a passagem da morte e do pecado para a vida da graça de baptizados, membros e filhos da Igreja.

Este tempo que deve ser de conversão, assemelha-se ao tempo que o agricultor espera entre a sementeira e o rebentar das pequenas plantas, entre o esforço da plantação e o aparecimento dos primeiros frutos. É um tempo que nos é dado para repensar a nossa vida, a forma como temos vivido, como temos aplicado os mandamentos do Senhor, em suma, é uma auto-análise onde podemos voltar atrás de coração arrependido e convertido. Sabemos que o Senhor espera por nós como o Pai espera pelo regresso do filho pródigo, aquele filho que lhe pediu para ter a liberdade, para levar a vida que sempre quis sem ter ninguém a incomodar. Sem se importar com os outros, ouvindo apenas os seus vícios e desejos e que quando as dificuldades lhe batem à porta, toma consciência da vida mundada, de pecado e dor e caindo em si, vê que o melhor é voltar à casa do pai.

E como é grande a alegria do pai quando vê o seu filho regressar, ele que sempre esperou e que sai ao seu encontro, sem se preocupar com o que o filho lhe tem para dizer, isso agora não importa, o que interessa é que o filho «que estava morto» voltou à vida. E como prova de amor ordena aos criados que ponham um anel no dedo (sinal de que pertence à família) e que lhe calcem umas sandálias (sinal de que não é escravo, mas filho) e que se faça festa porque o filho regressou a casa.

Ainda vamos a tempo de mudar o rumo das nossas vidas e não sabemos se nos vai ser oferecida uma nova Quaresma, por isso devemos aproveitar este tempo para escutar a voz do Senhor, para abrir o coração à Sua voz, para dar atenção a quem connosco se cruza na rua e a quem muitas vezes viramos a cara só para não ter de cumprimentar ou enfrentar.

Para mim, esta Quaresma tem um significado especial, enquanto me preparo para a Páscoa, preparo-me também para ir em peregrinação a pé ao Santuário de Fátima. Sei de antemão que o caminho não será fácil, mas o que é a nossa vida senão um peregrinar? Ir até Fátima e rezar aos pés da Mãe, agradecer-lhe tantas coisas que Ela por meio de Seu Filho me tem concedido é antes de mais um acto de gratidão e amor.

Sinal de gratidão é também a visita do Sumo Pontífice em Maio a Portugal, de tantos países que existem no mundo o Papa escolheu Portugal para visitar, como Sucessor do Apóstolo Pedro que vem confirmar na fé a Igreja Lusitana. Aproveitemos esta visita para fortalecer a nossa fé, que ela se torne sólida como uma rocha e que enfrentando os problemas do mundo possamos ser testemunhas da Ressurreição.

Um santa Quaresma para todos,

Bruno Correia
MEC #5547

Comentários

Soraia Melo disse…
Que lindo texto Bruno!
Que Deus te abençoe sempre,
bjos
So

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j