Tempos livres

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Virão adorar-Vos...


Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra. (salmo 71)

Celebrou-se no Domingo a Solenidade da Epifania do Senhor, a Sua Manifestação a todos os povos...

Há muitos anos esta festa/solenidade celebrava-se a 6 de Janeiro, dia de Reis. Assinala a chegada dos Magos vindos do Oriente a Belém, para adorar o Menino.

Nos Magos estão representados todos os povos da Terra que desta forma se fazem ao Caminho, deixando as suas casas e parte em busca do Rei e Senhor, do tempo e da história para lhe prestar honras. Ainda nos nossos dias os missionários partem em Missão para testemunhar este mistério de amor e levar aos confins do mundo a Boa Nova de que todos são chamados e considerados filhos de Deus.

Consigo os Magos (que simbolizam os gentios = não conhecem Deus) trazem ouro, incenso e mirra. Ouro símbolo da realeza, incenso símbolo da divindade, mirra símbolo da paixão. Assim se cumpriam as profecias do Antigo Testamento, pela boca de Isaías, "á tua luz caminharão os povos, e os reis ao clarão da tua aurora." (Is. 60 )

Que aquela estrela que brilhou no Oriente brilhe também hoje e agora no nosso tempo, para que também nós possamos ir adorar o Menino e levar-lhe as nossas ofertas. Em sinal de adoração, reconhecendo-O como o eterno Salvador que sorri no Presépio de Belém.

Um Feliz dia de Reis...

1 comentário:

Graça Pereira disse...

Um dia de Reis também feliz para ti.
Um beijo
Graça