Tempos livres

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Advento...


O Advento recorda-nos a dimensão histórica da salvação, evidencia a dimensão escatológica do mistério cristão e insere-nos no caráter missionário da vinda de Cristo.
Ao aprofundar os textos litúrgicos deste tempo, constata-se na história da humanidade o mistério da vinda do Senhor Jesus, que de facto encarna e torna-se presença salvífica na história, confirmando a promessa e a aliança feita ao povo de Israel. Deus que, ao fazer-se carne torna próximo o Reino (Mc 1,15).
O Advento recorda também o Deus da Revelação. Aquele que é, que era e que vem (Ap 1, 4-8), que está sempre realizando a salvação mas cuja consumação se cumprirá no "dia do Senhor", no final dos tempos.
O caráter missionário do Advento manifesta-se na Igreja pelo anúncio do Reino e a seu acolhimento pelo coração do homem até à manifestação gloriosa de Cristo. As figuras de João Baptista e Maria são exemplos concretos da vida missionária de cada cristão, quer preparando o caminho do Senhor, quer levando Cristo ao irmão para o santificar. Não podemos esquecer que toda a humanidade e toda a criação vivem em clima de advento, de ansiosa espera da manifestação do Reino de Deus.
A celebração do Advento é, portanto, um meio precioso e indispensável para nos ensinar o mistério da salvação e tendo Jesus como referência estaremos dispostos a "perder" a vida em favor do anúncio do Reino.


in:

1 comentário:

anareis disse...

Estou fazendo uma Campanha de Natal para crianças necessitadas da minha comunidade carente,são crianças que não tem nada no Natal,as doações serão destinadas a compra de cestas básicas-roupas-calçados e brinquedos. Se cada um de nós doar-mos um pouquinho DEUS multiplicará em muitas crianças felizes. Se voce quiser ajudar é fácil,basta depositar qualquer quantia no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Voce verá como doar faz bem a Alma,obrigado. meu email asilvareis10@gmail.com