Avançar para o conteúdo principal

O filho pródigo II...

Na parábola do Filho Pródigo o Senhor uma vez mais mostra a Sua misericórdia. Tendo dois filhos, o mais novo pediu ao pai a parte da herança que lhe pertencia, o pai deu-lha. Ele partiu e gastou todos os bens, quando ficou sem nada caiu em si e sabendo que os empregados do seu pai eram bem tratados, caiu em si e decidiu retomar à casa do pai e pedir-lhe desculpa por tudo o que fez.
Ainda vinha longe e o pai ao vê-lo foi a correr ao seu encontro, não lhe pediu contas, apenas se alegrou, e ordenou que se fizesse festa.
O outro filho ao presenciar a cena, sentiu-se triste e excluído, até revoltado, mas o pai veio até junto dele e convidou-o a juntar-se à festa.
Na figura de Pai rico em misericórdia está Jesus que sempre vem ao encontro dos que andam perdidos, mas que como o filho mais novo caem em si e voltam, arrependidos, para a casa do pai. Tal como o pai da parábola do filho pródigo, Deus alegra-se e deseja fazer festa com quem regressa. Não pede justificações, no fundo Ele acredita que mais cedo ou mais tarde retornaria a casa. Diariamente podemos fazer esta experiência de filhos pródigos, quando afastamos Deus da nossa vida, quando acreditamos que tudo podemos fazer sem a ajuda de Deus, quando nos tornamos deuses.
Se por vezes somos o retrato do filho pródigo, outras somos o retrato do filho mais velho, aquele que não consegue compreender os motivos pelos quais o pai aceita e festeja o regresso de quem anda perdido. Não aceitamos quando nos fechamos dentro de nós, cumprimos os preceitos, mas não percebemos que Deus também concede aos outros o dom da vida e da felicidade.
Deus quer escrever connosco todos os dias uma história de salvação e de perdão, tem a esperança de que um dia regressemos a Casa de coração arrependido. E quando Ele nos vislumbrar no horizonte, sairá correndo ao nosso encontro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   li...

Em dia de Fiéis Defuntos...

Senhor, dia sem ocaso e fonte de misericórdia infinita, fazei-nos recordar sempre como é breve a nossa vida e incerta a hora da morte. O Vosso Espírito Santo dirija os nossos passos, para que vivamos em santidade e justiça, todos os dias da nossa peregrinação sobre a terra, para que, depois de Vos servirmos em comunhão com a vossa Igreja, iluminados pela fé, confortados pela esperança e unidos pela caridade entremos todos na alegria do vosso Reino. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na Unidade do Espírito Santo. Ámen.

Pelo Douro...