Tempos livres

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Saboreai e vede como o Senhor é bom - I ...

Saboreai e vede como o Senhor é bom (Sl 33).

A Eucaristia é o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição salvadora de Cristo. Assim, permite-nos recordar que o Senhor, é aquele Deus «em quem vivemos, nos movemos e existimos»(Act 17, 28), é Ele quem alimenta o homem e o sustenta.

O pão e o vinho que apresentamos ao Senhor, pelas mãos do sacerdote, transforma-se em Pão da Vida e Vinho da Salvação, porque é alimento que nos sacia e bebida que nos nutre, unidos a Cristo encontraremos o sentido e a força necessária para percorrer o caminho que nos leva à Pátria Celeste.

Saboreai e vede como o Senhor é bom. Esta frase encerra em si um convite, feito pela Igreja nas palavras do salmista, sempre que celebramos Eucaristia, pois somos convidados para o Banquete, onde o Senhor se oferece continuamente em sacrifício por nós e para nós, Ele torna-se alimento de vida eterna. “quem come a minha carne e bebe o meu sangue viverá para sempre”. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

Mas este convite leva-nos mais além, contemplar o rosto de Cristo presente tal e qual como está no céu.

O cristão ao saborear o Senhor não pode deixar de sentir uma alegria plena e uma enorme satisfação, porque o Senhor é bom, apesar da nossa condição de pecadores Ele não cessa de nos chamar e convidar para o seu banquete, o Senhor é Bom.

É alimento que conforta, que alimenta e nutre, não o nosso corpo físico, mas a nossa alma. «Não é como aquele [pão] que os vossos pais comeram e morreram; quem come deste pão viverá eternamente» (Jo 6, 57). O seu Corpo, por nós imolado, é alimento que nos fortalece; e o seu Sangue, por nós derramado, é bebida que nos purifica[1].


[1] Prefácio da Santíssima Eucaristia

(continua…)


Sem comentários: