Avançar para o conteúdo principal

Saboreai e vede como o Senhor é bom - I ...

Saboreai e vede como o Senhor é bom (Sl 33).

A Eucaristia é o memorial da Paixão, Morte e Ressurreição salvadora de Cristo. Assim, permite-nos recordar que o Senhor, é aquele Deus «em quem vivemos, nos movemos e existimos»(Act 17, 28), é Ele quem alimenta o homem e o sustenta.

O pão e o vinho que apresentamos ao Senhor, pelas mãos do sacerdote, transforma-se em Pão da Vida e Vinho da Salvação, porque é alimento que nos sacia e bebida que nos nutre, unidos a Cristo encontraremos o sentido e a força necessária para percorrer o caminho que nos leva à Pátria Celeste.

Saboreai e vede como o Senhor é bom. Esta frase encerra em si um convite, feito pela Igreja nas palavras do salmista, sempre que celebramos Eucaristia, pois somos convidados para o Banquete, onde o Senhor se oferece continuamente em sacrifício por nós e para nós, Ele torna-se alimento de vida eterna. “quem come a minha carne e bebe o meu sangue viverá para sempre”. A minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida.

Mas este convite leva-nos mais além, contemplar o rosto de Cristo presente tal e qual como está no céu.

O cristão ao saborear o Senhor não pode deixar de sentir uma alegria plena e uma enorme satisfação, porque o Senhor é bom, apesar da nossa condição de pecadores Ele não cessa de nos chamar e convidar para o seu banquete, o Senhor é Bom.

É alimento que conforta, que alimenta e nutre, não o nosso corpo físico, mas a nossa alma. «Não é como aquele [pão] que os vossos pais comeram e morreram; quem come deste pão viverá eternamente» (Jo 6, 57). O seu Corpo, por nós imolado, é alimento que nos fortalece; e o seu Sangue, por nós derramado, é bebida que nos purifica[1].


[1] Prefácio da Santíssima Eucaristia

(continua…)


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j