Avançar para o conteúdo principal

Laicidade do Estado?...


A [nossa] sociedade tem vindo a defender a laicidade do Estado, tornando-o independente das igrejas ou confissões religiosas, e o poder Central tudo tem feito para atingir esse fim. Mas na minha opinião têm-no feito mal, muito mal. A Europa e o mundo tende a esquecer as suas raízes e tradições de herança cristã.

A visão laical do Estado impõe a retirada de todos os crucifixos das escolas, hospitais, de todos os sítios que sejam da Administração Pública. Li à dias, que também quer “acabar” com os nomes dos santos nas localidades, em vez de se chamar Vila Real de Santo António, vai chamar-se sabe-se lá o quê. Pretendendo também alterar a toponímia das ruas que tenham nomes de santos… e isto por quê? Porque defendem os “autores” que o estado deve ser laico.

É uma má opção. Não sou contra a laicidade do Estado, mas este não deve opor-se às tradições existentes, não vamos mudar o nome das coisas só porque uns quantos não gostam.

Em vez disso devia apelar ao bom entendimento entre os diversos credos, entre os homens.

Europa, Europa, onde está a tua tradição cristã? Esqueceste-te das tuas raízes? Esqueceste os teus antepassados? Quantos deixaram as suas terras, casas e/ou famílias e foram rumo ao desconhecido testemunhar a Boa Nova?

Quantos mártires preferirem o sacrifício à simples negação de Cristo? Terá sido em vão? Não, a Europa está adormecida, inebriada com tantas descobertas científicas que se esquece que Deus é o autor de todas as coisas. É Ele o Senhor da Vida.

Enganem-se os que pensam que a ciência se separou da religião. Não. Muitos cientistas através das suas descobertas descobrem Deus e tentam aprofundar a Sua descoberta, porque quando nos deixamos tocar pelo Seu amor, nada pode ficar como dantes. A vida ganha outro sabor.

Podemos abandonar Deus, mas Ele nunca nos abandonará…

Lisboa, cidade das 7 colinas, lembra-te que o Cristo Rei te abraça, Ele estende sobre ti os seus braços, a ti que és a Capital, do país, que se gloria dos seus feitos e dos seus santos. Não esqueças a tua raiz cristã.

Rainha dos Céus, Vós sois, há muito tempo [para os Lisboetas], a Senhora de Belém, a Senhora da Saúde, a Senhora da Rocha, a Senhora da Penha de França, a Senhora do Amparo, a Senhora de Fátima, títulos que mostram bem a confiança que a cidade de Lisboa deposita em Vós e se reúnem todos na designação de Santa Maria Maior, título da nossa Catedral, a Igreja Mãe desta diocese de Lisboa (cf. Consagração da Cidade de Lisboa, 12-11-05), guiai-nos e ajudai-nos nas tribulações do dia-a-dia, para que permanecendo fiéis aos ensinamentos de Cristo Rei do Universo possamos um dia louvar-Vos na Jerusalém Celeste.

Um abraço, BA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j