Tempos livres

terça-feira, 10 de junho de 2008

10 de Junho...

Celebrar o 10 de Junho, é celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Por isso gostaria de partilhar convosco um excerto da Mensagem de D. António Vitalino Dantas, Presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana.
"Numa altura em que prevalece um ambiente de contestação social na Europa, sobretudo por causa da subida dos preços dos combustíveis e dos cereais, fazendo resvalar atrás de si o agravamento das desigualdades entre os portugueses, faz-nos bem lançar o olhar para as nossas comunidades espalhadas pelos cinco continentes. Isso fortalece em todos nós a auto-estima e a esperança de que a valentia dos descobridores e emigrantes é capaz de vencer as crises e conseguir para as suas famílias o bem-estar que na pátria lhes foi negado.
Hoje como outrora, temos de olhar para estes portugueses ousados como símbolos das potencialidades da nossa identidade, forjada ao longo dos séculos pelos valores da esperança cristã, que nos alarga os horizontes e desperta as virtualidades para vencer os desafios e as crises do presente, mas de um modo solidário e fraterno.
Por outro lado, o fenómeno das migrações recorda-nos a nossa qualidade essencial de seres em mobilidade, homens sempre a caminho (“homo viator”, como diria o filósofo Gabriel Marcel) e que é nesta condição que conseguiremos superar as crises e dar novos horizontes às nossas famílias, a Portugal e ao mundo."
Um abraço,

Sem comentários: