Tempos livres

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Santa Isabel da Hungria...


Celebra-se a 17 de Novembro a festa litúrgica de Santa Isabel da Hungria, Padroeira da Ordem Fransciscana Secular.

Era filha de André II, rei da Hungria, e nasceu no ano 1207. Ainda muito jovem foi dada em matrimónio a Luís IV, landgrave da Turíngia, e teve três filhos. Dedicou se a uma vida de intensa meditação das realidades celestes e de caridade para com o próximo. Depois da morte de seu marido, renunciou aos seus títulos e bens e construiu um hospital onde ela mesma servia os enfermos. Morreu em Marburgo no ano 1231.


"O que fez foi realmente viver com os pobres. Desempenhava pessoalmente os serviços mais elementares do cuidado com os doentes: lavava-os, ajudava-os precisamente nas suas necessidades mais básicas, vestia-os, tecia-lhes roupas, compartilhava a sua vida e o seu destino e, nos últimos anos, teve de sustentar-se apenas com o trabalho das suas próprias mãos." (da Homilia do Cardeal Ratzinger, Arcebispo de Munique, Dezembro de 1981, Papa Bento XVI)


Que a exemplo de Santa Isabel da Hungria cada um de nós vá ao encontro dos mais necessidados e econheça no irmão que sofre o próprio Senhor.

Quando damos algo a Deus, não ficamos com menos, maravilhosamente, parece que o Senhor enche e retribuiu em quantidade muito superior aquilo que demos aos outros.


Santa Isabel da Hungria, Padroeira da OFS, Rogai por nós!

1 comentário:

Ana Alexandra disse...

Oi, Oi,

Deixei uma recordação de amizade pra ti no meu blog... Passa lá pra pegar, tá?

Beijinhos