Avançar para o conteúdo principal

Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal...

A Rainha Santa Isabel foi canonizada no dia 25 de Maio de 1625. Por duas vezes esta soberana livrou Portugal da guerra e o seu corpo mantém-se incorrupto, quase 700 anos depois da sua morte.

A história mais conhecida de Santa Isabel é, de longe, a do milagre das rosas. Porém, tudo indica que a lenda não seja genuína, ou pelo menos que não diga respeito a esta rainha, não obstante a fama de caridosa, que a história pretende ilustrar, esteja bem documentada.

É que Isabel de Aragão era sobrinha de outra rainha, também ela Isabel, mas soberana da Hungria. Ambas são santas, e a história do pão que se transforma em rosas surge em relação à mais velha tendo sido depois, provavelmente pela coincidência de nome, mas também pela reputação de santidade que partilhavam, atribuída à de Portugal.

Indubitavelmente reais, porém, e não menos valorosos, são os relatos de como Isabel salvou por duas vezes o país da guerra. Na primeira ocasião intercedeu junto do marido, D. Dinis, e do filho D. Afonso que se tinha levantado em armas contra o pai.

Anos mais tarde, já viúva, deixou o convento de Santa Clara, para onde tinha ido viver, quando soube que o seu filho D. Afonso tinha declarado guerra ao rei de Castela, também ele chamado Afonso. Os exércitos encontravam-se em Estremoz e foi para lá que a rainha, já idosa, cavalgou dia e noite, montada numa mula, para se colocar, literalmente, no meio das duas hostes.

Ficou assim justamente conhecida como a Rainha da Paz. A sua caridade já lhe dera fama de santa entre o povo, e após a sua morte, que se deu precisamente em Estremoz, pouco depois de lá se ter deslocado para impedir o conflito, nunca foi esquecida pela população.

A sua canonização oficial foi conseguida em 1625, por pressão da dinastia filipina. Às muitas histórias que atestam a sua enorme generosidade (por exemplo, nunca professou votos no convento de Santa Clara precisamente para poder manter o controlo da sua fortuna e assim garantir que esta servisse para ajudar os pobres), somou-se o facto do seu corpo se ter revelado incorrupto, um estado no qual se mantém, apesar de já terem passado quase 700 anos da sua morte.

A sua memória celebra-se no dia 4 de Julho e o Convento de Santa Clara, onde se encontra sepultada, é local de peregrinação para muitos milhares de devotos.

Fonte: RR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j