Avançar para o conteúdo principal

Homenagem ao Papa João Paulo II...

A dois de Abril de 2005 o mundo chorou, não queria acreditar, o sino da Praça de S. Pedro em Roma tocava pesarosamente, as lágrimas corriam, o amado Pontífice João Paulo II tinha regressado à casa do Pai.

Como foram intensos e dolorosos estes momentos, as imagens que chegavam em directo, pela caixinha mágica da televisão, não deixavam dúvidas, muitos nem queriam acreditar que o ‘’Gigante’’ tombara, o Papa falecera. Muitos sentir-se-iam aliviados porque a voz que bradava no “deserto” fora silenciada e que inevitavelmente deixara de se ouvir, outros porém viam partir um grande Homem, um Santo do nosso tempo, um Pai, um Amigo, um ídolo, alguém que amavam e que respeitavam. No entanto ninguém pode ficar indiferente ao acontecimento.

Nos dias que antecederam a morte do Pontífice, Roma tornou-se diferente, de sede da Igreja Apostólica Romana, tornou-se centro do mundo, a Igreja celebrava por esses dias a Páscoa do Senhor, muitos guardavam ainda na memória a tradicional Benção “Urbi et Orbi”, à cidade e ao mundo, da janela do Palácio Apostólico recordavam o esforço inglório de um Homem fragilizado, abatido pela doença, de idade avançada, mas ainda assim determinado em cumprir até ao fim dos seus dias a Missão que o Senhor lhe confiara «apascenta as minhas ovelhas». Tentou pronunciar algumas palavras, mas em vão, apenas conseguiu acenar, dar a Benção Apostólica… Aos poucos calava-se a voz tantas vezes crítica, defensora da Paz e dos Direitos humanos, do Amor, dos mais pobres, fracos e oprimidos, uma voz que denunciou veemente a guerra, (ele que sofrera os efeitos da II Gerra Mundial).

João Paulo II não deixou ninguém indiferente, a sua fragilidade provocada pela doença, congregava à sua volta inúmeras pessoas, pelo mundo rezava-se pelas suas melhoras, a Praça de S. Pedro tornara-se uma praça orante, faziam-se vigílias de oração, cantava-se, rezava-se o terço, a oração mariana predilecta do Papa, o mundo mostrava ao seu Pastor que as suas ovelhas estavam ali, no redil. Nas últimas palavras referiu: «eu fui ter convosco, agora foste vós que vieste ter comigo».

Era o primeiro sábado, do mês de Abril, e a Igreja celebrava a Oitava da Páscoa e entrava-se no Dia do Senhor e Domingo da Divina Misericórdia, dia instituído por João Paulo II, a pedido da irmã Faustina, recordando ao mundo que o Senhor é Misericórdia e conforto para os que n’Ele crêem. Nada acontece por acaso e foi durante a recitação do Rosário que o Papa voltou para a casa do Pai, Maria veio buscar o seu filho, ele que usara nas suas insígnias episcopais o lema «Tottus Tuus» e aquando da sua Eleição para a Cadeira de Pedro, manteve o lema, “Todo Teu”, e que apontara Maria como caminho e exemplo de vida. Também a falange incontável de anjos e santos vieram ao seu encontro, para o levarem ao Pai.

Agora, três anos passaram, mas a memória de João Paulo II continua presente, são inúmeras as visitas ao túmulo do Papa, e no coração dos homens permanece aquele olhar sincero e comprometedor, o mundo não é mais o mesmo, não se pode dissociar a História de João Paulo II, quer se queira ou não, este Homem marcou o século XX e início do século XXI, muitos acontecimentos tiveram por base a firmeza deste grande Papa.
Gostava de recordar rapidamente a visita que ele fez a Cuba em 1998. A sua saúde já se mostrava débil, contudo de 21 a 26 de Janeiro de 1998, e apesar de vozes contrárias a esta vista (81ª Visita Apostólica) o Papa teimou em ir. Para o receber o ‘’líder da Revolução Cubana’’, Fidel Castro, deixou a farda militar e vestiu um fato para receber tão nobre visitante. Cuba abria-se assim ao mundo, a bandeira de Cuba sofredora, colocada aos pés da imagem coroada de Maria, a Virgem da Caridade. A simbólica Praça da Revolução, lugar mítico do comunismo catrista, transformada em Altar, para que mais uma vez acontecesse o milagre da presença de Deus. Depois deste encontro Cuba mudou. Fidel Castro tomou a iniciativa de assinar o Livro de Condulências aquando da morte de João Paulo II e mais uma vez deixou a farda militar, para vestir um fato.

Conservo com apreço e dedicação as mensagens que Sua Santidade me enviou, bem como um Terço, e que lá do Alto ele me ajude e que eu saiba reconhecer no mais pequenino a pessoa de Jesus. Que em cada dia escutemos ‘’Levantai-vos! Vamos!’’ é um convite e um desafio a fazer diferente cada novo dia não tendo medo de “abrir as portas” do nosso coração. Se assim agirmos podemos contribuir para um mundo melhor.

Um abraço, BA

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Baptismo do Senhor...

No baptismo de Jesus nas margens do Jordão, revela-se o Filho amado de Deus, que veio ao mundo enviado pelo Pai, com a missão de salvar e libertar os homens. Cumprindo o projecto do Pai, Ele fez-se um de nós, partilhou a nossa fragilidade e humanidade, libertou-nos do egoísmo e do pecado e empenhou-Se em promover-nos, para que pudéssemos chegar à vida em plenitude. Celebrar a festa do baptismo do Senhor, é celebrar a nossa própria festa do baptismo e recordar que também nós somos filhos de Deus por adpção divina, e por isso mesmo somos também um povo de Profetsa, Sacerdotes e Reis. Obrigada Senhor por te tornares nosso Irmão e pela graça de sermos chamados filhos de Deus.

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   libertação. Libertação   das cadeias da morte, do egoísmo, da indiferença

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).

Não fostes vós que Me escolhestes, mas fui Eu que vos escolhi (Jo 15, 16).                 Estas palavras levam-nos a contemplar as maravilhas do Senhor, fomos predestinados para cumprir a missão que Ele tem para cada um de nós. Sim, Ele escolhe cada um de nós para lhe confiar uma missão, não segundo os nossos méritos, mas segundo a Sua vontade.             É com alegria e comoção que recordo as palavras do Evangelho de S. João «as minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheço as minhas ovelhas e elas seguem-me» (Jo 10, 27). Ele chama-nos continuamente e fica feliz quando de coração arrependido e sincero, cada um aceita a sua missão. O Bom Pastor que dá a vida pelas Suas ovelhas e que não deixa que nenhuma delas seja arrebatada, confiou-me o ministério de ser portador e difusor da Sua Palavra, para que possa levar aos irmãos a Sua Palavra e o Seu Preciosíssimo Corpo e Sangue, manancial celeste, que nos leva a uma união mais íntima e profunda com o Criador. Tornando-nos j