Avançar para o conteúdo principal

Santa Isabel de Aragão, Rainha de Portugal...

A Rainha Santa Isabel foi canonizada no dia 25 de Maio de 1625. Por duas vezes esta soberana livrou Portugal da guerra e o seu corpo mantém-se incorrupto, quase 700 anos depois da sua morte.

A história mais conhecida de Santa Isabel é, de longe, a do milagre das rosas. Porém, tudo indica que a lenda não seja genuína, ou pelo menos que não diga respeito a esta rainha, não obstante a fama de caridosa, que a história pretende ilustrar, esteja bem documentada.

É que Isabel de Aragão era sobrinha de outra rainha, também ela Isabel, mas soberana da Hungria. Ambas são santas, e a história do pão que se transforma em rosas surge em relação à mais velha tendo sido depois, provavelmente pela coincidência de nome, mas também pela reputação de santidade que partilhavam, atribuída à de Portugal.

Indubitavelmente reais, porém, e não menos valorosos, são os relatos de como Isabel salvou por duas vezes o país da guerra. Na primeira ocasião intercedeu junto do marido, D. Dinis, e do filho D. Afonso que se tinha levantado em armas contra o pai.

Anos mais tarde, já viúva, deixou o convento de Santa Clara, para onde tinha ido viver, quando soube que o seu filho D. Afonso tinha declarado guerra ao rei de Castela, também ele chamado Afonso. Os exércitos encontravam-se em Estremoz e foi para lá que a rainha, já idosa, cavalgou dia e noite, montada numa mula, para se colocar, literalmente, no meio das duas hostes.

Ficou assim justamente conhecida como a Rainha da Paz. A sua caridade já lhe dera fama de santa entre o povo, e após a sua morte, que se deu precisamente em Estremoz, pouco depois de lá se ter deslocado para impedir o conflito, nunca foi esquecida pela população.

A sua canonização oficial foi conseguida em 1625, por pressão da dinastia filipina. Às muitas histórias que atestam a sua enorme generosidade (por exemplo, nunca professou votos no convento de Santa Clara precisamente para poder manter o controlo da sua fortuna e assim garantir que esta servisse para ajudar os pobres), somou-se o facto do seu corpo se ter revelado incorrupto, um estado no qual se mantém, apesar de já terem passado quase 700 anos da sua morte.

A sua memória celebra-se no dia 4 de Julho e o Convento de Santa Clara, onde se encontra sepultada, é local de peregrinação para muitos milhares de devotos.

Fonte: RR

Comentários

Mensagens populares deste blogue

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   li...

«Te Deum»...

«Te Deum» Nós vos louvamos, ó Deus, nós vos bendizemos, Senhor. Toda a terra vos adora, Pai eterno e omnipotente. Os Anjos, os Céus e todas as Potestades, os Querubins e os Serafins vos aclamam sem cessar: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória. O coro glorioso dos Apóstolos, a falange venerável dos Profetas, o exército resplandecente dos Mártires cantam os vossos louvores. A santa Igreja anuncia por toda a terra a glória do vosso nome: Deus de infinita majestade, Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, Filho do Eterno Pai, para salvar o homem, tomastes a condição humana no seio da Virgem Maria. Vós despedaçastes as cadeias da morte e abristes as portas do Céu. Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai, e de novo haveis de vir para julgar os vivos e os mortos. Socorrei os vossos servos, Senhor, que remistes com o vosso Sangue precioso; e recebei-os na luz da glória, na assembleia dos vossos Santos. Sa...

Peniche - Fátima (6 a 9 Abril)...

De Peniche a Fátima com Maria no Coração... Aproximadamente 100 km (via Google Maps) separam Peniche da Cova da Iria...