Avançar para o conteúdo principal

Fome...




Um destes dias enquanto estava a descansar um pouco depois do almoço, de barriga cheia, veio-me à memória a imagem de uma criança magríssima, sem nada para saciar a sua imensa fome. A imagem reproduzida em cima em nada se assemelha à que se perdia na minha lembrança, mas por ser chocante escolhi esta.
Todos nós temos direito a alimento e água para saciar as necessidades mais básicas de funcionamento do nosso organismo, mas quantas pessoas (crianças inclusive) morrem diariamente vítimas da fome! Vítimas anónimas de guerras e guerrilhas, esquecidas por todas, vozes muitas vezes silenciadas por quem tudo tem e em tudo manda.
Esta imagem fez-me pensar na comida que tantos lares desperdiçam, fruto da abundância, sem se importarem em estragar porque não lhes faz falta. É certo, que estes “mendigos” muitas vezes não estão à nossa porta e alimentá-los pode parecer uma tarefa impossível porque aquilo que sobra das nossas mesas não chegaria a tempo e em condições saudáveis a essas pessoas, contudo poderíamos ser mais conscientes quando fazemos a comida e quando deitamos as sobras para o lixo.
Quantas bocas se saciariam apenas com alguns bagos de arroz que deitamos fora. Como minimizaríamos o sofrimento desses seres humanos que sofrem e morrem em silêncio.
A minha prece, hoje, é para essas vítimas silenciosas que sucumbem à desnutrição e à falta de zelo de tantos que poderiam minimizar estas desigualdades.
Um abraço,

Comentários

Mensagens populares deste blogue

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   li...

«Te Deum»...

«Te Deum» Nós vos louvamos, ó Deus, nós vos bendizemos, Senhor. Toda a terra vos adora, Pai eterno e omnipotente. Os Anjos, os Céus e todas as Potestades, os Querubins e os Serafins vos aclamam sem cessar: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória. O coro glorioso dos Apóstolos, a falange venerável dos Profetas, o exército resplandecente dos Mártires cantam os vossos louvores. A santa Igreja anuncia por toda a terra a glória do vosso nome: Deus de infinita majestade, Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, Filho do Eterno Pai, para salvar o homem, tomastes a condição humana no seio da Virgem Maria. Vós despedaçastes as cadeias da morte e abristes as portas do Céu. Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai, e de novo haveis de vir para julgar os vivos e os mortos. Socorrei os vossos servos, Senhor, que remistes com o vosso Sangue precioso; e recebei-os na luz da glória, na assembleia dos vossos Santos. Sa...

Peniche - Fátima (6 a 9 Abril)...

De Peniche a Fátima com Maria no Coração... Aproximadamente 100 km (via Google Maps) separam Peniche da Cova da Iria...