Avançar para o conteúdo principal

O pequeno fósforo...

Era uma vez uma caixa onde viviam muitos fósforos amontoados. Estavam assim, porque tinham muito frio. Aconchegavam-se uns aos outros para se darem calor. Mas isso não bastava. Estavam sempre a tiritar de frio e não sabiam de que forma se podiam aquecer.

Os dias iam passando e tudo continuava na mesma. Até que um dos fósforos mais inteligentes, depois de ter pensado muito, descobriu uma solução e disse:

- Já sei! Descobri como livrar-nos do frio! O fogo! É dele que precisamos!

Os outros fósforos, muito espantados pela sua sabedoria, disseram:

- E como conseguiremos ter esse fogo de que nos falas?

Ele respondeu dizendo:

- Alguém terá de arriscar a sua vida, saindo daqui para o encontrar e trazer.

Todos os fósforos começaram a falar entre si. Sair da caixa era expor-se a uma morte certa. Estava tanto frio ali fora, que todo aquele que o tentasse morreria congelado.

Um pequeno fósforo apresentou-se como voluntário para ir buscar o fogo. Todos ficaram surpreendidos; aquilo era uma loucura. Muito decidido, subiu ao cimo da caixa e saiu dando um salto para fora, mas com tão pouca sorte, desequilibrou-se e caiu de cabeça. A sua cabeça, ao tocar no chão, incendiou-se e começou a arder.

O pequeno fósforo estava espantado. Não podia acreditar, o fogo estava nele. Da parte de fora começou a gritar aos outros fósforos, dizendo que o fogo se encontrava adormecido dentro deles. Só tinham que sair da caixa e saltar de cabeça.

Ao princípio não acreditaram, mas quando espreitaram e o viram a arder, convenceram-se. Todos os fósforos arriscaram o salto e, ao cair, acenderam-se.

Desde então, não voltaram a passar mais frio; aquele fogo que tinham, nunca mais acabou. Se algum se apagava, bastava encostar-se a algum que estivesse aceso e voltava a recuperar o fogo.


Autor desconhecido

Comentários

Mensagens populares deste blogue

...

Em Vós vivemos, nos movemos e existimos e sentimos em cada dia os efeitos da Vossa Bondade (Cf. Act.)e sabemos que está   preparada uma coroa de glória para todos os que combateram o bom combate e guardaram a fé como nos diz S. Paulo na 2ª Carta a Timóteo. Ao perceber que estava a chegar a sua hora e em jeito de balanço Paulo reafirma aos irmão que é importante permanecerem firmes na fé e darem testemunho de Cristo, porque será grande no Reino dos céus a recompensa. Muitas vezes, somos confrontados com a necessidade de testemunhar aquele Amor totalmente despojado, livre e universal que brota da cruz e nos impele a olhar pelos mais fracos e oprimidos vendo neles a humanidade sofredora que grita urgentemente por   li...

«Te Deum»...

«Te Deum» Nós vos louvamos, ó Deus, nós vos bendizemos, Senhor. Toda a terra vos adora, Pai eterno e omnipotente. Os Anjos, os Céus e todas as Potestades, os Querubins e os Serafins vos aclamam sem cessar: Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do Universo, o céu e a terra proclamam a vossa glória. O coro glorioso dos Apóstolos, a falange venerável dos Profetas, o exército resplandecente dos Mártires cantam os vossos louvores. A santa Igreja anuncia por toda a terra a glória do vosso nome: Deus de infinita majestade, Pai, Filho e Espírito Santo. Senhor Jesus Cristo, Rei da Glória, Filho do Eterno Pai, para salvar o homem, tomastes a condição humana no seio da Virgem Maria. Vós despedaçastes as cadeias da morte e abristes as portas do Céu. Vós estais sentado à direita de Deus, na glória do Pai, e de novo haveis de vir para julgar os vivos e os mortos. Socorrei os vossos servos, Senhor, que remistes com o vosso Sangue precioso; e recebei-os na luz da glória, na assembleia dos vossos Santos. Sa...

Peniche - Fátima (6 a 9 Abril)...

De Peniche a Fátima com Maria no Coração... Aproximadamente 100 km (via Google Maps) separam Peniche da Cova da Iria...