Avançar para o conteúdo principal

Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2009

Papa Bento XVI visita Portugal no próximo ano...

Sua Santidade o Papa Bento XVI efectuará uma Visita a Portugal no próximo ano, em resposta ao convite que lhe foi endereçado pelo Presidente da República. Para lá do programa oficial, Sua Santidade o Papa Bento XVI deslocar-se-á ao Santuário Mariano de Fátima, onde presidirá às cerimónias religiosas de 13 de Maio.

Oraçao para o ano sacerdotal...

Senhor Jesus, Vós quisestes dar à Igreja, em São João Maria Vianney, uma imagem viva e uma personificação da caridade pastoral. Ajudai-nos a viver bem este Ano Sacerdotal, em sua companhia e com o seu exemplo. Fazei que, a exemplo do Santo Cura D’Ars, possamos aprender a estar felizes e dignos diante do Santíssimo Sacramento, como é simples e quotidiana a vossa Palavra que nos ensina, como é terno o amor com o qual acolheu os pecadores arrependidos, como é consolador o abandono confiante à vossa Santíssima Mãe Imaculada e como é necessária a luta vigilante e fiel contra o Maligno. Fazei, ó Senhor Jesus que, com o exemplo do Cura D’Ars, os nossos jovens possam sempre mais aprender quão necessário, humilde e glorioso é o ministério sacerdotal que quereis confiar àqueles que se abrem ao vosso chamado. Fazei que também em nossas comunidades, tal como aconteceu em Ars, se realizem as mesmas maravilhas de graça que fazeis acontecer quando um sacerdote sabe “colocar amor na sua paróquia”. Fa

Fome...

Um destes dias enquanto estava a descansar um pouco depois do almoço, de barriga cheia, veio-me à memória a imagem de uma criança magríssima, sem nada para saciar a sua imensa fome. A imagem reproduzida em cima em nada se assemelha à que se perdia na minha lembrança, mas por ser chocante escolhi esta. Todos nós temos direito a alimento e água para saciar as necessidades mais básicas de funcionamento do nosso organismo, mas quantas pessoas (crianças inclusive) morrem diariamente vítimas da fome! Vítimas anónimas de guerras e guerrilhas, esquecidas por todas, vozes muitas vezes silenciadas por quem tudo tem e em tudo manda. Esta imagem fez-me pensar na comida que tantos lares desperdiçam, fruto da abundância, sem se importarem em estragar porque não lhes faz falta. É certo, que estes “mendigos” muitas vezes não estão à nossa porta e alimentá-los pode parecer uma tarefa impossível porque aquilo que sobra das nossas mesas não chegaria a tempo e em condições saudáveis a essas pessoas, contu

E vós, quem dizeis que Eu sou?...

“E vós, quem dizeis que Eu sou?” É uma pergunta que deve, de forma constante, ecoar nos nossos ouvidos e no nosso coração. Responder a esta questão não significa papaguear lições de catequese ou tratados de teologia, mas sim interrogar o nosso coração e tentar perceber qual é o lugar que Cristo ocupa na nossa existência… Responder a esta questão obriga-nos a pensar no significado que Cristo tem na nossa vida, na atenção que damos às suas propostas, na importância que os seus valores assumem nas nossas opções, no esforço que fazemos ou que não fazemos para o seguir… Quem é Cristo para mim? Ele é o Messias libertador, que o Pai enviou ao meu encontro com uma proposta de salvação e de vida plena?

Pelas familias...

Senhor Jesus Cristo, que reunistes a Igreja nascente no Cenáculo com Maria, vossa Mãe, fazei que a [esta] Igreja doméstica aprenda com a Virgem Santa Maria a conservar em seu coração as vossas palavras, a perseverar assiduamente na oração e a dedicar-se aos outros com a sua vida e os seus bens.

11 de Setembro...

Há 8 anos o mundo era abaldo pelos ataques às Torres Gemeas. Ninguém imaginaria que tal podesse acontecer, estavamos de tal modo instalados nas nossas vidas que nada fazia prever um incidente desta natureza. O mundo horrorizado assistia em directo aos ataques que roubariam centenas de vidas inocentes, desde os trauseuntes, aos que se encontravam nos seus locais de trabalho. 8 anos se passaram, muitas vítimas inocentes voltaram a morrer, desde então, em nome de guerras sem fundamentos, esquecendo-se muitas vezes que a vida é um bem sublime que ninguém, nem religião alguma pode destruir. Talvez seja altura de pensar se a violência leva a algum lado, se levar, só leva à destruição e fomenta cada vez mais ódios.